segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A bênção final e as despedidas dos mossoroenses à sua Padroeira Santa Luzia. (foto: www.diocesedemossoro.blogspot.com )
______________________________________________________________

Padre Flávio Augusto Forte Melo, quando discursava e agradecia a todos que colaboraram com a Festa de Santa Luzia 2009 (foto: http://www.diocesedemossoro.blogspot.com/ ).




Procissão de Santa Luzia reúne uma multidão de mais de 120 mil pessoas






A procissão de Santa Luzia 2009, que foi iniciada por volta das cinco horas da tarde de ontem, reuniu em torno de 120 mil fiéis, que percorreram algumas ruas da cidade, conduzindo a imagem da Virgem de Siracusa, encerrando os festejos da Padroeira da cidade e da Diocese, iniciados no dia 3 de dezembro.

A programação do dia de Santa Luzia, teve início aos quinze primeiros minutos do dia 13, quando uma Motoromaria partiu da praça Rodolfo Fernandes para vários bairros da cidade, com treze paradas, onde em cada uma delas era acessa vela gigante, simbolizando o tema da festa de Santa Luzia deste ano que fazia referência a Luzia como catequista do amor e da luz.

Desde as tres horas da madrugada do domingo, foram celebradas missas de hora em hora, sendo que a missa solene das 10 horas, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana, conduziu lotar toda a Catedral de Santa Luzia.

O ponto alto do dia de Santa Luzia foi a procissão, que recebeu a presença de centenas de romeiros vindos de outras partes da região Nordeste e de outros pontos do país.

Os romeiros que chegaram a cidade de Mossoró às primeiras horas da manhã de domingo, foram acolhidos no Ginásio Joaquim da Silveira Borges na avenida Alerto Maranhão, onde recebiam café da manhã e almoço oferecido por algumas empresas e restaurantes da cidade, contactados que foram pela comissão organizadora da festa, alguns dias antes do domingo.

O padre Flávio Augusto Forte Melo, vigário geral da Diocese e vigário substituto da Paróquia de Santa Luzia, mostrava-se bastante satisfeito com o êxito da festa e principalmente com o testemunho de fé e devoção dado por milhares de pessoas que compareceram a procissão do dia 13 de dezembro na cidade de Mossoró.

Na noite de sábado, a cantora JOANA, convidada especial da Prefeitura Municipal de Mossoró para vir abrilhantar a festa de Santa Luzia 2009, apresentou-se no adro da Catedral quando cantou músicas de cunho evangelizador, emocionando todos os presentes,.
Joana, minutos antes da meia noite, pediu a todos os que se encontravam na praça Vigário Antonio Joaquim, um MINUTO de silêncio em memória do Monsenhor Américo Simonetti recentemente falecido.
A governadora Vilma Maria de Faria, a prefeita Fafá Rosado, os senadores José Agripino, Garibaldi Alves Filho e Rosalba Ciarlini, deputados federais, estaduais, prefeitos de dezenas de municipios da região oeste, além de outras lideranças politicas estiveram em Mossoró na tarde de domingo (13) para participarem da procissão em honra a Santa Luzia.
Momentos emocionantes viveram os mossoroenses que participavam da procissão do dia 13, quando passavam em frente a residencia do Monsenhor Américo Simonetti recentemente falecido e que se localiza na avenida Dix-Sept Rosado, no centro da cidade.
Outro momento de grande emoção foi vivido quando a imagem de Santa Luzia, seguindo pela rua Rodrigues Alves passava em frente a igreja de São José, sendo alí prestada uma significativa homenagem ao Padre Guido Tonelotto recentemente falecido.
A Rádio Rural de MOSSORO, emissora de orientação católica transmitiu durante vinte e cino horas, toda a programação do dia de Santa Luzia, com a sua equipe percorrendo, noites, madrugadas em manhãs vários pontos da cidade, por onde a imagem da Virgem de Siracusa passava.
______________________________________________________________