quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Comitiva do Jornal A República em plena serra de Martins. (foto: arquivo).








quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

26 anos de formatura - Obrigado Deus, Obrigado meu pai, minha mãe e meus irmãos.
Este dia 17 de dezembro, registra os 26 anos de formatura do Diretor-Presidente do Sistema JMA, José MARIA Alves, no Curso de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.
A foto primeira, registra o momento de nossa assinatura no livro oficial da UERN (antiga URRN), enquanto que a segunda foto mostra os colegas concluintes daquela oportunidade.
A turma de Direito denominou-se de Professor José Oto Santana; paraninfo Jerônimo Vingt-Un Rosado Maia; patrono o vice-governador Radir Pereira de Araújo e o juramento proferido pelo concluinte Manoel Mário de Oliveira.
Foram homenageados no ano de 1983 o Presidente da República, General João Batista de Oliveira Figueiredo; a Ministra da Educação, Esther de Figueiredo Ferraz; Ministro da Justiça, Ibrahim Abi-Ackel; Governador do Rio Grande do Norte, José Agripino Maia; Secretário de Educação e Cultura do Estado, Genivan Josué Batista e Prefeito de Mossoró, Jerônimo Vingt-Un Rosado Maia.
O reitor da Universidade Regional do Rio Grande do Norte à época era o professor Laplace Rosado Coelho; o Diretor do Curso, o professor José Oto Santana; o Juiz de Direito da 4ª Vara e o primeiro a despachar as nossas petições, o Dr. Luiz Gonzaga Diógenes; o Presidente da Seccional da OAB no Estado, o Dr. Mário Moacir Porto; o Conselheiro da OAB/RN, o Dr. José Vasconcelos da Rocha. O presidente da Subseccional da OAB em Mossoró era o bacharel Francisco de Souza Revoredo.________________________________________________________
A foto, trata-se da primeira exibição do espetáculo teatral Santa Luzia, Virgem e Mártir em frente a Rádio Rural no ano de 1980. (foto: arquivo pessoal).
A foto, ainda da época em que éramos correspondente do Jornal "A República", na cidade de Mossoró, nos anos 80. Da esquerda para a direita,Fabiano Santos, meu pai Zacarias Alves, (saudades!); jornalistas Ricardo Holanda e Amancio Honorato, fotógrafo Nequinho e colunista Toinho Silveira. (foto: arquivo do Jornal A República-Natal RN.
Receita regulamenta suspensão de PIS e Cofins para venda de produtos pecuários
Está publicada no DOU de ontem, (16/12) a Instrução Normativa nº 977/2009 que trata da suspensão da exigibilidade de PIS e Cofins na comercialização de produtos pecuários. A norma regulamenta os artigos 32 a 37 da Lei nº 12.058/2009 e produz efeitos a partir de 1º de novembro de 2009.
A Instrução Normativa, entre outras determinações, estabelece que:1 – Estão suspensas do pagamento do PIS e da Cofins a Receita Bruta venda de gado bovino, carnes, couros, etc2 – A suspensão alcança as vendas efetuadas por pessoa jurídica, inclusive cooperativas, para pessoas jurídicas produtoras ou que industrialize bens e produtos de carnes bovinas;3 – As notas fiscais relativas às vendas efetuadas com suspensão deverão conter a seguinte expressão: “venda efetuada com suspensão de contribuição para o PIS e da Cofins” juntamente com a indicação da previsão legal (IN RFB 977/2009);
A norma especifica o direito ao crédito presumido e sua forma de utilização e promove alterações na Instrução Normativa 660/2006, que trata da suspensão de PIS e Cofins na aquisição de produtos agropecuários.
Governo vai construir mais de mil cisternas em 13 municípiosA construção de novos reservatórios vai atingir um universo de 50 mil pessoas até junho de 2010.
Com o objetivo de disponibilizar o acesso à água para as famílias que sofrem com os efeitos da seca, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), firmou convênio com o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (Seapac) para a construção de 1.150 cisternas em 13 municípios da região do semi-árido potiguar.
Cada cisterna terá a capacidade de armazenar 16 mil litros de água, garantindo o abastecimento de uma família de até oito membros por um ano. As famílias beneficiadas estão participando de um curso de capacitação para aprender a gerenciar os recursos hídricos disponíveis.
CAMPUS DE NATAL SEDIA WORKSHOP DE MÚSICA
Começou ontem (16/12) e segue até domingo (20/12), no Campus da UERN de Natal, um workshop de música com a maestrina paulista Mara Campos. O evento é promovido pela professora e também maestrina da UERN, Marilene Campos. Participam do workshop integrantes do recém-criado Coral da UERN Natal e do Coral Harmus, da Fundação José Augusto, que trouxe a maestrina Mara Campos para ministrar o evento, bem como alunos do curso de Música da UERN.
A maestrina Mara Campos é uma das mais importantes da América do Sul, requisitada para os mais renomados festivais nacionais e internacionais de música. Em São Paulo, ela atua intensamente no Teatro Municipal e no Centro Cultural SP, e tem seu trabalho voltado para montagens de óperas e concertos de MPB.
“Um evento como esse é muito importante para o aprimoramento vocal, principalmente de um coral que está iniciando suas atividades, como é o caso do Coral da UERN Natal. Temos um mês de atividades e contamos, até agora, com 25 integrantes”, conta a maestrina e professora Marilene Campos.
por: Ilana Shyrla de Albuquerque Mata em 17/12/2009 ____________________________________________________